Vejo nos portais esportivos que o Corinthians entrou na justiça contra a decisão tomada pela Federação Paulista de Futebol, incentivada pelo ministério publico, de vetar a entrada da torcida corinthiana no Allianz Parque tornando o clássico Palmeiras x Corinthians como um derby de torcida única. Leio até que aparentemente algumas torcidas organizadas corinthianas ameaçam não deixarem o Corinthians sair do CT e se dirigir à partida, caso a decisão seja mantida. Uma sucessão de erros por todos os lados para já começar a temporada 2015 com polemicas.
Primeiro que essa noticia da torcida organizada mostra o quão refém o Corinthians é deles. Quando dizem que o Corinthians não é um clube que tem uma torcida e sim uma torcida que tem um clube eu duvido que a ideia de "dono" era uma torcida organizada, até porque os maiores responsáveis por tudo isto estar acontecendo são os próprios. Eles que são bandidos que se vestem de torcedores para ir pro estádio quebrar tudo e se atacar com outras torcidas organizadas rivais. Isso quando eles não brigam entre si. Se o Corinthians decidir não ir ao jogo, decisão que eu até apoiaria, só seria válido se fosse por vontade própria, não de organizadas. Não existe fulano, ciclano e beltrano que não são nada da administração do clube, que só sugam e tomam dinheiro da instituição, além de causar várias vezes punições para equipe, escolherem se o time irá jogar ou não. Isso cabe a diretoria decidir.
Por outro lado, é claro e nítido que o fato de proibirem a presença da torcida corinthiana no clássico não irá resolver nada. As brigas e mortes quase nunca ocorrem nos estádios e sim nos seus arredores. Não adianta voce proibir o cara de entrar no estádio, pois ele irá de qualquer forma. Chegará na porta na tocaia e vai atacar os rivais quando passarem. O nome não é a toa. A torcida é muito bem organizada, até para coisas que não deveria. Eles marcam pela internet com antecedência e já sabem o que vão fazer lá.
Você proibir a presença de duas torcidas no estádio é você assinar a declaração de falência da segurança publica. É falar "eu não posso com eles, não dou conta." E sim, segurança publica ! Vai muito além do campeonato paulista. O futebol, coitado, é só um espelho da sociedade que o rodeia. Não é possível que não conseguimos organizar um evento esportivo com torcidas de clubes rivais no mesmo local. Não temos a capacidade de discernir quem é torcedor e quem é bandido no meio do bando de pessoas chegando ao estádio. O que mais revolta é que as torcidas organizadas (sim, o problema são elas) tem sede. Todos nós sabemos aonde elas se reúnem. O ministério publico, a policia, o FBI, a puta que pariu pode simplesmente chegar lá e saber a lista dos nomes de um por um deles e os identificar. Mas assim não o fazem, parecem que tem medo. Já ouvi falar também que tem muitos interesses e muito jogo sujo por detrás daquelas torcidas. O buraco é bem mais fundo do que imaginamos.
Se não podemos lidar com trombadinhas de torcida de time de futebol, como vamos lidar com traficantes e outros bandidos que nos rodeiam ? Afinal, um cara que sai de casa com uma faca na cintura e uma barra na mão não pode ser chamado de torcedor. É um bandido, igual aquele que tenta levar seu relógio na rua, por exemplo.
A questão é que no mundo fora do futebol, não vão poder simplesmente proibir os bandidos de andarem entre nós nas ruas.